Criar uma Loja Virtual Grátis
Partilhe esta Página



Total de visitas: 62199
Receitas
Receitas

As receitas aqui colocadas não se restringem somente à aldeia de Cetos, mas sim a toda a beira litoral, espero que gostem e espero por mais sugestões.

  

Sopa 

Caldo da Panela

Ingredientes: 4 dl de feijão encarnado; 350 g de orelheira; 350 g de focinho de porco; 1 dl de azeite; 8 folhas de couve branca; 1 ramo de hortelã; 8 colheres de sopa de arroz ou massa ou 500 g de pão.

Preparação: De manhã põe-se a panela à lareira, ou em lume brando, com o feijão demolhado, a água, o azeite, a orelheira e o focinho e a couve cortada. Tempera-se com sal e deixa-se cozer. Ao meio-dia, com uma escumadeira (localmente dá-se o nome de gadanha), retira-se o entulho e come-se em tigelas. À noite, ao jantar, junta-se ao caldo um ramo de hortelã e o arroz ou a massa e come-se como sopa. Utilizando pão, este é cortado em fatias finíssimas e regado com o caldo em que ferveu com a hortelã.

 

Caldo de Unto

Ingredientes: 500 g de batatas; 2 litros de água; 4 cebolas; 100 g de unto; sal q.b.

Preparação: Ferva a água juntamente com o unto. Nesse caldo coza as batatas descascadas e 2 cebolas descascadas e cortadas em quatro. Uma vez as batatas e as cebolas cozidas, passe pelo passador, acrescente as restantes cebolas cortadas em quartos e mantenha o caldo ao lume até as cebolas estarem cozidas e quase desfeitas. Prove e, se necessário, tempere com sal.

 

Sopa da Beira

Ingredientes: 6 Folhas de couve franzida (Galega da região); 1 molho de nabiças; 1 fatia de presunto ou um osso de presunto com carne; 2 colheres de sopa de azeite; 125g de farinha de milho; sal.

Preparação: Cortam-se as couves e as nabiças à mão. Coze-se o presunto ou o osso em água suficiente para a sopa (cerca de 2 litros). Quando o presunto estiver cozido, retiram-se os ossos, esfia-se a carne e juntam-se as hortaliças e o azeite. À parte desfaz-se a farinha de milho num pouco de água fria, que se junta ao caldo quando as hortaliças estiverem quase cozidas. Deixa-se a farinha cozer e engrossar e rectifica-se o sal.

 

Sopa Parda

Ingredientes: 2 litros de água em que cozeu o feijão – catarino; 2 cebolas médias; 2 colheres de sopa de banha; 1 ramo de salsa; pão e sal q.b.

Preparação: Faça um refogado com a banha, a cebola e a salsa picadas. Deite alourar bem e acrescente a água de cozer o feijão, temperando com sal. Numa terrina que possa ir ao forno e à mesa acame fatias de pão duro. Cubra com o caldo que preparou e leve ao forno a alourar. 

 

Papas, Migas e Açordas 

Papas Laberças

Ingredientes: 1 molho grande de nabiças; 3 colheres de sopa de azeite; 1 chávena de farinha de milho; sal; pimenta.

Preparação: Cortam-se as nabiças muito fininhas como se fosse para caldo verde e levam-se a cozer em água com sal, pimenta e metade da porção do azeite. Desfaz-se a farinha num pouco de água fria e junta-se às nabiças quando estas estiverem cozidas. Junta-se ainda o restante azeite e deixa-se cozer a farinha e engrossar, mexendo para não criar grumos. Estas papas comem-se como sopa e são mais ou menos espessas consoante o gosto de cada um. A espessura depende da porção de farinha adicionada.

 

Carolas ou Carolos

Ingredientes: 250g de milho traçado; 250 g de toucinho entremeado; 1 chouriço de carne; 1 cebola.

Preparação: Lava-se o milho em várias águas de modo a obrigá-lo a largar as peles mais duras. Põe-se de molho durante 1 ou 2 horas. Entretanto, leva-se a cozer numa panela com bastante água, 150 de toucinho entremeado, o chouriço e a cebola. Quando estas carnes estiverem cozidas, retiram-se, retira-se também a cebola que não se aproveita. Escorrem-se os carolos (milho), introduzem-se na panela e deixam-se cozer lentamente, mexendo sempre. Entretanto, corta-se o restante toucinho em fatias finas, que se fritam na própria gordura. Deitam-se os carolos numa travessa e põe-se à volta o toucinho frito. Acrescenta-se aos carolos um pouco do pingue da fritura do toucinho. O milho para fazer os carolos (ou carolas) é moído grosseiramente e especialmente para este efeito.

 

Miga Esturricada

Ingredientes: 750 g de pão; 1 ramo de salsa; 3 dentes de alho; 1 colher de sopa de colorau; sal; 100 g de presunto; 150 g de chouriço de carne; 1,5 dl de azeite; 4 ovos; azeite para estrelar os ovos.

Preparação: Leva-se ao lume um tacho com a água, um ramo de salsa, os dentes de alho, colorau e sal e deixa-se ferver. Entretanto, corta-se o pão e o presunto às fatias finas e o chouriço às rodelas. Colocam-se num prato fundo camadas de fatias de pão alternadas com tiras de presunto e rodelas de chouriço. Rega-se tudo com um pouco de água temperada a ferver. Deixa-se abeberar. Meia hora antes da refeição, leva-se uma frigideira ao lume com o fundo coberto de azeite. Deixa-se aquecer e deita-se a massa na frigideira, ajeitando-a com uma colher de pau. Deixa-se alourar bem, vira-se com a ajuda de um prato e põe-se novamente na frigideira onde se deitou já um pouco mais de azeite. Deixa-se alourar do outro lado. Serve-se pondo por cima os ovos estrelados e enfeita-se com salsa.

 

Açorda de Bacalhau com Tomate

Ingredientes: 1 posta de bacalhau; 1 cebola; 3 dl de azeite; 3 colheres de sopa de calda de tomate; 750 g de pão caseiro; ovos; sal

Preparação: corta-se a cebola às rodelas e deita-se num tacho. Rega-se com o azeite e põe-se por cima o bacalhau previamente demolhado. Deixa-se a cebola refogar com o bacalhau por cima. Quando a cebola estiver loura, retira-se do lume e faz-se o bacalhau em lascas, limpando-o de peles e espinhas. Volta a juntar-se o bacalhau ao refogado e lava-se ao lume. Rega-se com um pouco de água, adiciona-se a calda de tomate e deixa-se apurar. Entretanto, corta-se o pão em fatias, introduz-se no tacho e deixa-se apurar bem. Batem-se os ovos com um pouco de sal, juntam-se à açorda e mexe-se tudo muito bem, para impedir que os ovos talhem. Serve-se imediatamente.

  

Carne 

Cabrito Assado

Ingredientes: 1 cabrito de 3 a 3,5 kg; 5 dentes de alho; 1 colher de sopa de colorau; 1 folha de louro; 5 colheres de sopa de azeite; 3 colheres de sopa de banha; 0,5 litros de vinho branco; sal grosso.

Preparação: Depois de limpo e de se lhe ter tirado a fessura, barra-se o cabrito interior e exteriormente com uma massa feita com os alhos esmagados, sal grosso, o colorau, o louro; o azeite e a banha. O cabrito deverá ficar assim de um dia para o outro, ou pelo menos durante 3 a 4 horas. Coloca-se então numa assadeira de barro e leva-se a assar em forno bem quente. Quando o cabrito estiver meio assado, rega-se com o vinho branco de vez em quando. O cabrito deve ficar bem tostado. Acompanha com batatinhas que se cozinham do seguinte modo: Depois de lavadas. Cozem-se com a pele 2 kg de batatinhas pequenas. Pelam-se e alouram-se depois num pouco de azeite onde previamente se alourou um dente de alho. Juntam-se ao cabrito quando estiverem bem louras.  

 

Empadas de Castelo Branco

Ingredientes: 5oo g de carne limpa de vitela; 250 g de farinha; 1 cebola; 1ovo; 0,5dl de azeite; 25g de banha; 0,5 dl de vinho branco; sal; alho; salsa; louro; noz-moscada; manjerona; azeite; ovo e manteiga q.b.

Preparação: Faça um refogado com a cebola, alho esmagado, louro, salsa e manjerona pisados, azeite, sal, noz-moscada e o vinho branco e junte-lhes a carne cortada aos bocados não muito grandes. Depois de pronto, retire do lume e deixe arrefecer. À parte, amasse a farinha com o ovo, o azeite onde dissolveu a banha, sal, e água tépida, não deixando que a massa fique muito rija. Deixe descansar durante 1 hora. Estenda-a com o rolo e forre com ela umas forminhas untadas com bastante manteiga, deixando a toda a volta, massa suficiente para ser dobrada sobre as tampas, cortadas à parte. Encha-as com o preparado, pincele-as com ovo e leve-as a forno quente num tabuleiro. Vai ao forno durante 45 minutos.

 

Laburdo

Ingredientes: 1 kg de fígado de porco; 250 g de folho da gordura das tripas (ou 500 g de soventre); sumo de 2 ou 3 laranjas; 1,5 dl de vinho tinto; 1 folha de louro; 1 colher de sopa de cominhos; sal; 2,5 dl de sangue de porco; 4 ou 5 fatias de pão fininhas; rodelas de laranja.

Preparação: Corta-se o fígado em cubos com cerca de 5 cm. Corta-se a gordura em bocadinhos e leva-se a derreter e aloirar. Depois de bem loiros, retiram-se os torresmos para enrijar. Deitam-se os bocados de fígado na gordura que resultou da fritura e deixam-se cozer. Quando o fígado estiver quase cozido, rega-se com o sumo de laranja, o vinho tinto e tempera-se com sal e a folha de louro e os cominhos. Tapa-se e deixa-se apurar. Finalmente, adiciona-se o sangue, em fio, mexendo sempre, ficando o molho com o aspecto de uma cabidela Deixa-se ferver um pouco mais e introduz-se no recipiente metade da proporção dos torresmos. Para servir, deita-se o laburdo num prato fundo onde já se dispuseram as fatias de pão. Enfeita-se com os restantes torresmos e rodelas de laranja. Acompanha-se com batatas cozidas.

 

Vitela à Maneira de Lafões

Ingredientes: 1perna de vitela desossada; 1kg de batatas novas; 500 g de cebolas, sal q.b.

Preparação: Molhe a perna de vitela preparada, sem a lavar e role-a em sal grosso. Enfie-a num espeto de ferro e asse-a sobre brasas de azevinho ou vides, rodando o espeto para que a assadura seja homogénea. Assa durante 40 minutos. Uma vez assada, sem estar seca, retire-a do espeto e coloque-a numa travessa. Tape-a com uma vasilha que a abafe bem para largar o molho. Sirva com batatas novas cozidas e rodelas de cebola crua.

 

Peixe 

Bacalhau Assado com Batatas a Murro

Ingredientes: 4 postas grandes e altas de bacalhau; 5 dl de azeite; 4 dentes de alho; 1 kg de batatas; sal grosso; pimenta.

Preparação: Escorre-se o bacalhau e põe-se de molho (de preferência dentro do frigorifico) durante 2 a 3 dias, conforme a cura. Depois enxuga-se muito bem o bacalhau e assa-se nas brasas. Ao lado, põe-se ao lume um tacho com o azeite, os dentes de alho e a pimenta. Deixa-se levantar fervura. À medida que o bacalhau vai assando, vai-se fazendo em lascas e mergulhando no azeite. Serve-se imediatamente, acompanhado com batatas assadas com a pele, partidas a murro. Preparação das batatas: Lavam-se as batatas, passam-se por sal grosso e levam-se a assar no forno. A meio da assadura dá-se-lhes um murro para as esborrachar um pouco. Salpicam-se com sal grosso e deixam-se acabar de assar.

 

Bacalhau à Assis

Ingredientes: 4 postas de bacalhau; 1 kg de batatas; 3 ou 4 cenouras; 1 cebola grande; 3 colheres de sopa de azeite; 150 g de presunto; 1 pimento morrone; 6 a 8 ovos, salsa, óleo.

Preparação: Cortam-se as batatas e as cenouras em palha e fritam-se em óleo. Desfia-se o bacalhau, previamente demolhado. Corta-se a cebola às rodelas finas e leva-se a refogar com o azeite, o pimento e o presunto cortados aos quadradinhos. Junta-se o bacalhau e deixa-se refogar muito bem. Adicionam-se as batatas e as cenouras, envolve-se tudo e, finalmente, juntam-se os ovos batidos com salsa picada. Deixam-se cozer um pouco, devendo o cozinhado ficar bastante húmido. Enfeita-se com pimentos morrones.

 

Trutas Abafadas

Ingredientes: 4 trutas grandes ou 8 pequenas; 3 dl de vinagre; 2 dl de azeite; 2 dentes de alho; 8 grãos de pimenta; 1 ramo de salsa; 2 folhas de louro; sal; noz-moscada

Preparação: Leva-se ao lume brando o azeite, o vinagre, a pimenta, o louro partido, a salsa, sal, noz-moscada ralada. Preparam-se as trutas, introduzem-se na mistura anterior logo que esta ferva e deixam-se cozer. Retiram-se as trutas para um recipiente fundo e, depois de frias, cobrem-se com a marinada em que cozeram, também fria. As trutas abafadas servem-se acompanhadas com batatas cozidas, mas só depois de terem estado pelo menos 24 horas na marinada.

 

Sável sem Espinhas

Ingredientes: 1 sável de aproximadamente 1 kg; 2,5 dl de vinagre; 5 dentes de alho; sal; 2 colheres de sopa de farinha; azeite para fritar; 2 cebolas; 1 ramo de salsa; 1 folha de louro.

Preparação: Depois de amanhado, corta-se o sável em postas finíssimas e põem-se a marinar de um dia para o outro em 2,5 dl de vinagre, 3 dentes de alho picado e sal. Em seguida escorrem-se as postas de sável e espremem-se entre 2 guardanapos. Esta operação tem 2 finalidades: retirar o máximo de vinagre e o máximo de espinhas que deverão ficar agarradas aos guardanapos. Passam-se as postas de sável por farinha e fritam-se em azeite. Cortam-se ou picam-se as cebolas finamente e levam-se ao lume com um pouco do azeite em que o sável fritou (ou azeite novo), 2 dentes de alho às rodelas, a salsa e o louro. Deixa-se a cebola estalar, junta-se um pouco de água e de vinagre (0,5 dl). Tempera-se com sal e pimenta e deita-se este molho sobre o peixe. Fica assim durante dois ou três dias. Serve-se frio com batatas cozidas.

  

Doces Regionais

  Cavacas

Ingredientes:

1malga cheia de ovos inteiros; a mesma malga cheia de farinha de trigo mal calcada; a mesma malga com um dedo a menos de água ardente; a mesma malga com um dedo a menos de azeite; azeite; açúcar e claras q.b.

Preparação:

Parta os ovos para a malga e bata-os. Misture-os com os restantes ingredientes e bata à mão cerca de 1h30m,para um lado e parar o outro, sem muita força. Unte as formas com azeite, vaze nelas o preparado e coza-as em forno bem quente. Depois bata claras em castelo, com muito açúcar até obter um creme espesso deite sobre as cavacas. Vai ao forno durante 20 minutos.

 

Doce da Teixeira

Ingredientes: 600 g de farinha; 500 g de açúcar; 2 ovos; 10 g de fermento em pó; raspa de 1 limão; 1 cl de azeite; 3 dl de água; 1 colher de café de amoníaco; sal q.b.; açafrão em rama (2 g)

Preparação:

Junte à farinha o açúcar, as gemas, o fermento, a raspa do limão e o azeite. Dissolva o açafrão em água morna e junto o amoníaco. Adicione aos ingredientes anteriores e, quando bem amassado, envolva as claras em castelo. Com as mãos untadas em azeite faça uns rolos com a massa e leve a cozer ao forno bem quente.

 

Esquecidos

Ingredientes: 3ovos; 200 g de açúcar; 250 g de farinha; manteiga e farinha q.b.

Preparação: Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e junte gradualmente a farinha. Tenda bolos pequenos e coza-os em forno médio em tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha. Vão ao forno por 20 minutos.

 

Pão-de-ló de Viseu

Ingredientes: 8gemas+6claras; 200g de açúcar; 100g de farinha; manteiga e farinha q.b.

Preparação: Bata muito bem as gemas com o açúcar até obter uma massa grossa. Junte as claras em castelo e por fim a farinha. Envolva e leve ao forno moderado, em forma redonda com chaminé untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante25 minutos

 

 

Especialmente vindo de Cetos

 Estas iguarias são praticamente desconhecidas fora deste local, por isso achei que ficavam melhor num  tópico à parte das outras.

 

Leite preso

 O leite preso é feito a partir do leite de vaca que se põe em pequenos púcaros de barros, deixando-se azedar durante uns dias. A sua consistência é semelhante ao iogurte gordos e rico, e tanto se pode consumir de forma simples como polvilhado com açúcar e broa de milho esfarelada.

  

Crochos

 Os crochos são feitos usando o leite de vaca logo após a vaca ter dado à luz os seus vitelos. Esse leite é fervido, ficando com uma consistência semelhante à do requeijão, onde se verifica a existência de uma espécie de soro que se separa de uma parte sólida, resultando daí os crochos.

  

Filhós

 No que toca às filhós, estas são elaboradas a partir do 1º leite que se retira à vaca, adicionando-lhe farinha de milho, um ovo e um pouco de água para retirar o sabor forte do leite. Por fim fritam-se, ficando com uma forma achatada, e servem-se sem qualquer tempero adicional.

  

Pão relão

  O relão é tirado do trigo. Depois de moído é peneirado por uma peneira rala para sair o farelo. A seguir faz-se o mesmo com uma peneira mais fina, e de lá sai a farinha e fica na peneira o que os mais antigos chamavam de relão. O relão era depois amassado num alguidar onde se juntava ovos, fermento. Depois de tudo bem amassado era cozido no forno a lenha, tal e qual como o trigo na Páscoa, diferenciando-se no facto de ser mais escuro.

  

Fritas Fintas

 As «fritas fintas» são feitas a partir de ovos, leite e farinha, sendo fritas no fim, como se de filhós se tratassem. O seu nome deve-se ao facto de a massa levar fermento, pelo que deve descansar para a massa fermentar, crescer. Podem ser servidas simplesmente passadas por açúcar, como podem ser cobertas por um delicioso molho de vinho tinto quente com açúcar e canela.